A exposição “Enigma da Visão” reúne obras da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba 2017 e tem curadoria conjunta de Brugnera e Massimo Scaringella. A exposição é itinerante. Balneário Camboriú é a terceira cidade a recebê-la, depois Cascavel e Blumenau. Posteriormente, ela seguirá para outras cidades do Estado e do Brasil até 2020. A intenção é, após esse período, levá-la para a Europa.
“Enigma da Visão” é composta por obras de diferentes linguagens, como esculturas, pinturas, desenhos, fotografias e videoartes. Como o nome da exposição dá a entender, o enigma permeia as obras. “Os enigmas das visões são apresentados aos olhares diversos com múltiplas absorções. Após a compreensão do que se vê, surgem, instantaneamente, agradáveis dúvidas e releituras. O papel da oportuna exposição é o de dar voz e asas aos leitores “, explica Brugnera.
A exposição tem como apoiadores Fundação Cultural (local), a Mostra Sul, Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba e Imã Cultural.
Agende-se
O que: Exposição Internacional “Enigma da Visão”
Quando: de 9 de novembro a 15 de janeiro
Onde: Galeria Municipal de Arte (Avenida Central, esquina com a Rua 300, Centro, junto ao Teatro Municipal Bruno Nitz)
Quanto: Gratuito
Artistas participantes da Exposição:
BRASIL – A. C. MACHADO
ARGENTINA – ALFI VIVERN
UCRÂNIA – ANDRIY SYDORENKO
BRASIL – ANGELA LIMA
ITÁLIA – ANTONIO RIELLO
BRASIL – BRUGNERA
BRASIL – CLAITON BIAGGI
BRASIL – COLETIVO DUAS MARIAS
BRASIL – COLETIVO KIMIECK
ITÁLIA – FABRIZIO PASSARELLA
BRASIL – FAISAL ISKANDAR
ITÁLIA – FILIPPO BERTA
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – FRANCESCO CANDELORO & ARTHUR DUFF
BRASIL – FRANZOI
CHILE – GERMAN TAGLE
FINLÂDIA – HANNU PALOSUO
BRASIL – JAIRO VALDATI
COSTA DO MARFIM – JOACHIM K. SILUÉ
ARGENTINA – JORGE MIÑO
BRASIL – JULIANA STEIN
ITÁLIA – MARCO BOLOGNESI
CHINA – MARIA CHEUNG
BRASIL – NANI RABELO
CHILE – PATRICIA CLARO
BRASIL – ROSÂNGELA DE ANDRADE BOSS
BRASIL – SÉRGIO ADRIANO H.
BRASIL – SILVANA CAMILOTTI
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – STEVENS VAUGHN
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – TAIJI PARCHIKOV
FINLÂNDIA / FINLÂNDIA – TUOMO ROSENLUND & JOHANNA POHJANVIRTA
BRASIL – VILMA SLOMP
BRASIL – VON JOSEPH
MACEDÔNIA – ZANETA VANGELI
BULGÁRIA / ITÁLIA – ZLATOLIN DONCHEV & ANTO.MILLOTTA
—-
LUIZ BRUGNERA – MASSIMO SCARINGELLA
O artista contemporâneo vai cada vez mais além da aparência, além do objeto de sua narrativa, criando um contraste entre as reflexões de quem concebeu e as emoções daqueles que estão assistindo. O que mudou em quem a pensou e o que vai mudar em quem vai observar, porque o espectador “além da visão” descobre uma ação constante na ação e no pensamento. Olha para além do objeto e da cor, em memória de seus pensamentos, que se suavizam do supérfluo em direção a uma realização. Isso corresponde à produção de linguagens artísticas novas e plurais, da fotografia à videoarte, da Land art a street art, da body art a performance, para enumerar as novas, mas sem esquecer da pintura, que continua a auto candidatar-se ao primado do fazer arte.
Linguagens que, se por um lado impediram de circunscrever o significado da arte para uma experiência exclusiva, por outro lado, têm implantado inúmeras possibilidades antitéticas de interrogar o sentido profundo da realidade, sem nunca revelar seu enigma. Esta pluralidade, das possíveis e realizáveis formas de arte, torna necessária a busca de expressividade, não como um critério de interpretação unívoco, mas como confronto com a verdade na forma de um enigma. Por isso é significativo repensar a linguagem contemporânea em sua extensão sociológica, para ser compreendida nas soluções de uma nova comunicação. O enigma da visão è uma lógica da linguagem que distingue a arte na individualização do artista, da obra, do ambiente, onde fazer arte se torna poesia.
Curadoria
MASSIMO SCARINGELLA
———-
A arte é referência instintiva para questionamentos infindáveis e íntimos do ser. Através do fazer arte surgem plasticidade, estarrecimento e, sobretudo, admiração.
A imersão do artista é arte viva, completa em si, que suscita reações ao mundo a qual pertence. Mundo em que opostos caminham paralelos e harmonizam-se com iguais onde tudo é possível. Trata-se do terreno sagrado da criação, do universo onírico, difuso e emblemático das camadas humanas.
Como pontua a curadoria “os enigmas das visões são apresentados aos olhares diversos com múltiplas absorções. Após a compreensão do que se vê, surgem, instantaneamente, agradáveis dúvidas e releituras. O papel da oportuna exposição é o de dar voz e asas aos leitores… Exercício místico e dual, origem pura da criação que traz, em seu cerne, a antítese e a antípoda para deixar velado ou explícito o registro do enigmático”.
As verdades artísticas aqui reunidas, por um olhar preciso, convidam o observador a flertar com mistérios e possibilidades intrigantes próprias de expressões criativas em seu estado puro, elementar.
Experienciar tal enigma prescinde de qualquer solução.
Curador: Brugnera Texto: Nani Rabelo
————-
_________________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3366-5325
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Claiton Biaggi/Divulgação
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
Fonte: Fundação Cultural de Balneário Camboriú