Considerado o principal evento da moda calçadista de Santa Catarina, o SC Trade Show reúne a partir de quarta-feira, dia 4, e segue até sexta-feira, dia 6, expositores e lojistas nacionais e internacionais antecipando as tendências das coleções Outono/Inverno 2016.
Para se ter uma ideia do mercado e bom crescimento do setor, apenas na cidade de São João Batista, referência nacional na produção de calçados, só no período de janeiro a agosto, foram gerados 832 novos empregos (dados do Caged), garantindo ao setor calçadista um dos maiores saldos do Estado.
Com mais de 40 anos de atuação, 150 indústrias de calçados, e uma produção média mensal de 1,2 milhão de pares de sapatos, o polo de calçados femininos responde por 80% da economia do município. Atualmente, 10 indústrias do polo exportam e quatro têm filiais nos EUA por meio de projeto do Sebrae – SCExporta.
O SC Trade Show vem para reforçar essa ascensão do polo, e faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas entre o Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (SINCASJB), IMC (Instituto da Moda Catarinense), com parceria do SEBRAE/SC e da Fiesc, visando proporcionar o desenvolvimento sustentável ao polo local. O objetivo é estreitar os laços entre fabricantes, lojistas, empresários, profissionais do setor, parceiros e patrocinadores.
Na última edição, as indústrias superaram a meta de 1,1 milhão de pares de calçados comercializados em três dias de evento, movimento cerca de R$ 50 milhões, gerando um aumentando em, pelo menos, 15% quando comparado à edição anterior. Para essa edição, o evento conta com 54 expositores de todo o Brasil, e o Sindicato pretende manter o ritmo de vendas e de público, em torno de 2000 visitantes.
O primeiro dia do SC TRADE SHOW terá muitos destaques para os convidados. A abertura do evento acontece no dia 4, às 20h30min, após a abertura acontece o desfile especial do estilista Ronaldo Fraga, responsável pela execução do Projeto Identidade, trabalho realizado com 10 marcas do polo. Para o desfile, o estilista leva a coleção inspirada no tema “Os valores que não tem preço”, resultante do projeto. Posteriormente, acontece um desfile coletivo com as marcas de calçados dos expositores, onde será apresentada a coleção de Outono/Inverno 2016.
Como participar do SC Trade Show:
A organização do SC Trade Show convida mais de 500 empresas (CNPJs) de todo o país com passagens e hospedagem pagas, trazendo pessoas das mais diversas regiões para conhecerem os produtos catarinenses. Para os lojistas da região Sul ficam disponíveis hospedagens gratuitas, totalizando mais de 700 CNPJs. Lojistas e visitantes interessados podem efetuar seu cadastro pelo site oficial do evento.
Balneário Camboriú foi a cidade escolhida para receber o acontecimento. Além de ser um dos locais mais procurados por turistas, possui atrativos para todos os públicos, tornando-se ideal para a realização de bons negócios, unindo business a lazer. O evento acontece no Resort e Spa Infinity Blue, empreendimento maravilho, localizado de frente para o mar, proporcionando uma experiência única.
Projeto Identidade:
O objetivo do projeto é ajudar as empresas a criarem uma identidade própria. Para isso, é preciso agregar valores culturais da região e atender os desejos do mercado produzindo peças que realmente atraiam os consumidores. Com base nas tendências da moda, o projeto visa alavancar as vendas e a competitividade trazendo, também, resultados financeiros, através do desenvolvimento de novos produtos e orientações para um posicionamento adequado no mercado alvo.
Executado pelo Instituto by Brasil, com o apoio do SEBRAE, SINCASJB, ASSINTECAL (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) e executado pelos estilistas Ronaldo Fraga e Marnei Carminatti, o projeto contou com a participação das empresas: Menina Rio, Contramão, Ana Aguiar, Show Rio, Século XXX, Di Marce, Planeta Pé, Formatt Embalagens, Aye Aye e Via América.
Ao longo de encontros e exercícios, as marcas participantes foram desafiadas a elaborar um caderno de inspirações, para que, no final do projeto, fosse transformado em algo tangível, em um produto dotado de personalidade e identidade. Inspirados no tema geral: Os valores que não têm preço, cada marca ficou responsável por transmitir no seu produto algum dos seguintes sentimentos: amor, humor, saudade, desejo, inovação, afeto, esperança, coragem e euforia.
As empresas Século XXX, Ana Aguiar, Via América, Show Rio, Di Marce, Planeta Pé e Aye Aye, foram selecionadas para desfilarem suas criações junto à coleção Ronaldo Fraga, nas passarelas do São Paulo Fashion Week. O tema que gera a coleção de fraga para a semana de moda de São Paulo é E por falar em amor. O desfile antecede o SC Trade Show, acontecendo no dia 19 de outubro, na capital paulistana.
Programação
Dia 4 de novembro
7h30
Café da manhã com representantes – Tema: Seja melhor nas vendas, faça a diferença
Palestrante: José Ernani Scopel
Local: Resort e Spa Infinity Blue (Realização Sincasjb, Assintecal e Sebrae)
10h
. Abertura dos estandes
10h às 20h
. Exposição dos projetos
. Design Estratégico – Empresas Participantes: Contramão, Leidi-Lu, Suzani Bissoli, Camila Ferraz, Studio 64, Monique Hadar, Smidt, Azillê, Giovana Pash, Solabelle.
. Projeto Iconografia (Ronaldo Fraga) – Empresas Participantes: Menina Rio, Contramão, Ana Aguiar, Show Rio, Século XXX, Di Marce, Planeta Pé, Aye Aye, Via América.
20h30
. Abertura oficial do evento e Lançamento da Revista Sc Trade Show Mag
20h45
. Lançamento do Projeto Iconografia local São Jõao Batista e desfile com Ronaldo Fraga
21h
. Desfile Coletivo SC Trade Show
Dia 5 de Novembro:
10h
. Abertura dos stands
10h às 20h
. Exposição dos Projetos
. Design Estratégico – Empresas Participantes: Contramão, Leidi-Lu, Suzani Bissoli, Camila Ferraz, Studio 64, Monique Hadar, Smidt, Azillê, Giovana Pash, Solabelle.
. Projeto Iconografia (Ronaldo Fraga) – Empresas Participantes: Menina Rio, Contramão, Ana Aguiar, Show Rio, Século XXX, Di Marce, Planeta Pé, Aye Aye, Via América.
20h30
. Fashion Show, com animação de Giba Vieira e Banda
Dia 6 de Novembro:
10h
. Abertura dos stands
10h às 17h
. Exposição dos Projetos
. Design Estratégico – Empresas Participantes: Contramão, Leidi-Lu, Suzani Bissoli, Camila Ferraz, Studio 64, Monique Hadar, Smidt, Azillê, Giovana Pash, Solabelle.
. Projeto Iconografia (Ronaldo Fraga) – Empresas Participantes: Menina Rio, Contramão, Ana Aguiar, Show Rio, Século XXX, Di Marce, Planeta Pé, Aye Aye, Via América.
O quê: 21ª SC TRADE SHOW – Rodada de negócios com apresentação da coleção de outono/inverno 2016
Quando: de 4 a 6 de novembro
Onde: Infinity Blue Resort&Spa – Balneário Camboriú – SC
Horário: Dia 4, das 10h às 20h – com abertura oficial e desfile a partir das 20h30; dia 5, das 10h às 20h e dia 6,das 10h às 17h.