Compartilhe
Variedade abrangerá cozinha brasileira, norte-americana, asiática, lanches, entre outros. Para quem quer adiantar um gostinho da “fórmula 1 dos mares”, o chef Ricardo Pereira ensina a preparar um “Bacalhau às Natas”
Mais do que coragem, foco, determinação e disciplina esportiva, a Volvo Ocean Race é sinônimo de festa e integração. E como todo grande evento, o que não pode faltar é o melhor da gastronomia. Entre 5 e 22 de abril, a Vila da Regata brasileira, localizada em Itajaí (SC), oferecerá mais de 40 opções de pratos que serão elaborados por oito restaurantes, abrangendo as culinárias brasileira, norte-americana, asiática, sugestões de lanches, entre outros. A variedade gastronômica foi pensada para atrair todos os públicos e paladares.
O tema principal da área gastronômica da Volvo Ocean Race no Brasil será a Marejada, festa portuguesa e do pescado, realizada há mais de 30 edições na cidade catarinense. Como homenageia os colonizadores açorianos e a cultura pesqueira, se tornou um evento repleto de pratos típicos como o bolinho de bacalhau, a sardinha na brasa e o bacalhau às natas. “Queremos exaltar um pouco mais da nossa cultura e das tradições, mostrar, principalmente através da gastronomia, um pouco mais do que nós somos e dividir estes sabores, estas culturas e estas experiências com as cerca de 400 mil pessoas de todo o Brasil e do mundo que são esperadas no evento”, afirma o presidente do Itajaí Stopover, Evandro Neiva. Para apresentar produções regionais para os participantes de todo o mundo, a bebida também ganhará um toque especial e o chope será de uma marca que nasceu em Santa Catarina. Os pratos terão valores entre R$ 10 e R$ 60.
Para quem quer entrar no clima da “fórmula 1 dos mares”, o chef Ricardo Pereira ensina a preparar um “Bacalhau às Natas” que será um dos grandes destaques do cardápio gastronômico da Volvo Ocean Race no Brasil. O profissional explica que, embora tenha esse nome, o prato não leva nata. “Na verdade é uma receita portuguesa e, aqui no Brasil, nós usamos o creme de leite”, explica. Em Portugal são utilizadas as natas que são obtidas pelo mesmo processo que o creme de leite, a partir da centrifugação da bebida e desnatação.
Bacalhau às Natas do chef Ricardo da Volvo Ocean Race Itajaí (4 porções):
Ingredientes:
1 kg Bacalhau desfiado ou em lascas e já dessalgado
1,3 kg Batata Rosa (Descascar e cortar em pequenos cubos)
800g Creme de Leite (pode escolher o gourmet)
200g Queijo Coalho Ralado
150g Cebola cortada em finas rodelas
50g Azeitona Preta fatiada
2 Dentes de alho picados
Azeite de Oliva
Salsa a gosto
Noz Moscada ralada a gosto
Modo de preparo:
Frite as batatas (em cubos) até ficarem douradas por fora e cozidas por dentro. Salgar levemente e reservar. Afervente o bacalhau por cinco minutos, escorra e reserve. Em seguida, aqueça o azeite de oliva, doure o alho e cebola até que fique macia. Junte o bacalhau dessalgado e refogue bem. Baixe o Fogo e só então, junte as batatas, as azeitonas, o creme de leite e a noz moscada. Mexa com muito cuidado até que o creme de leite envolva todos os ingredientes. Logo após, acrescente a salsinha, acerte o sal e coloque em um refratário. Polvilhe com o queijo de coalho ralado e leve ao forno para gratinar. Ideal é deixar em 250º de graduação, por cerca de 20 minutos.
Cardápio Volvo Ocean Race Itajaí
Bacalhau às Natas
Bacon Burguer
Batata Frita
Batata Recheada
Batata Recheada Premium
Bolinho de Bacalhau
Brownie
Brusqueta
Burguer Vegetariano
Caixa com mix de salgados e doces (6 opções de sabores);
Caldinho de Feijão
Camarão à milanesa com fritas
Camarão Soltinho
Ceviche
Cheddar Burguer
Cheeseburguer
Duplo Burguer
Escondidinho de Carne Seca
Esfiha
Feijoadinha
Frango à milanesa com fritas
Hot Dog
Isca de Peixe
Lasanha
Lasanha Premium
Palha Italiana
Peixe com fritas (Fish and Chips)
Pizza Brotinho
Poke Tradicional
Poke sem Arroz
Porções (4 opções de sabores)
Risoto Camarão e Lulas
Risoto de Linguiça Blumenau
Sardinha na brasa com pirão de camarão
Sunomono
Temaki
Sobre a Volvo Ocean Race
Considerada a maior regata de volta ao mundo, a edição 2017/2018 da Volvo Ocean Race iniciou em Alicante, na Espanha, em outubro de 2017. Ao todo, sete equipes com velejadores de diversas partes do mundo participam da corrida, que conta com a participação da única brasileira, Martine Grael, que está na equipe AkzoNobel. Esta competição contará com 11 etapas no total, sendo que Itajaí será sede da chegada da 7ª etapa, que liga Auckland, na Nova Zelândia, com o Brasil. Esta é a terceira vez que Itajaí se torna a sede brasileira da Volvo Ocean Race, tendo sediado já em 2012 e 2015.
SERVIÇO
Volvo Ocean Race Itajaí
Data: 5 a 22 de abril
Horário: De segunda-feira a sexta-feira das 12h às 24h, exceto a abertura, no dia 5 de abril que será a partir das 19h;
Fim de semana das 10h às 24h
Local: Vila da Regata – Centreventos Itajaí
Entrada gratuita
Fotos para download: https://bit.ly/2G8Hkbq
Informações para a imprensa – Oficina das Palavras
Martha Kienast – litoral1@grupoodp.com.br – (47) 3346-3797 e 9 9994-1265.
Volvo Ocean Race Itajaí
www.itajaistopover.com.br
www.volvooceanrace.com
www.facebook.com/itajaivolvooceanrace
https://www.instagram.com/volvooceanraceitajai/
O post Mais de 40 opções de pratos serão oferecidas na Volvo Ocean Race Brasil apareceu primeiro em Oficina das Palavras – Tem Notícia.
Fonte: grupoodp.com.br