Compartilhe Beach clean with Turn the Tide on Plastic crew. Photo by Beau Outteridge/Turn the Tide on Plastic. 11 March, 2018. Keep the Oceans Clean! Project Coordinator,Jacqui Smith and Skeleton Sea artist,Joao Parrinha,cleaning rubbish collected at the weekend by some 200 local residents on Atalaia Beach over five different sites,before it is turned into a piece of art,in the Volvo Ocean Race village in Itajai,Brazil,during the Volvo Ocean Race 2011-12. (Credit: IAN ROMAN/Volvo Ocean Race) Leg 3, Cape Town to Melbourne, day 03, sunset on board Turn the Tide on Plastic. Sunset drone shots. Photo by Jeremie Lecaudey/Volvo Ocean Race. 12 December, 2017. Cape Town stopover. Opening day. Photo by Pedro Martinez/Volvo Ocean Race. 24 November, 2017. meio ambiente volvo (5)

Adesão à campanha global da ONU Meio Ambiente “Clean Seas”, Seminário Técnico Científico, promoção de um evento sem plástico, entre tantas outras práticas serão vivenciadas no Itajaí Stopover

A Volvo Ocean Race, considerada a “Fórmula 1 dos mares”, roda o planeta com um objetivo que vai muito além das práticas esportivas. O evento possui grande vocação ao estímulo de atividades sociais em prol da educação e sustentabilidade. O tema da edição 2017/2018 é o cuidado com os oceanos. Durante a sua passagem pelo Brasil, mais de 20 ações serão realizadas no Itajaí Stopover, entre os dias 5 e 22 de abril, para conscientizar a sociedade, empresas e governantes.

Uma das principais ações será a realização do Seminário Técnico Científico “O futuro dos oceanos: Combate ao lixo no mar” no auditório do Centreventos, em 18 de abril. Organizado pela Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), Prefeitura de Itajaí, UFSC e com apoio da ONU, o evento contará com grandes nomes como o Procurador-Chefe do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC), Darlan Airton Dias, a representante da ONU Meio Ambiente, Fernanda Daltro, o Professor Doutor da Universidade de Aveiro (Portugal), Armando da Costa Duarte, o Coordenador de Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente, Régis Pinto Lima, entre outros.

No seminário será assinado um protocolo de intenções do município com a campanha global “Clean Seas”, em português: “Mares limpos”. Proposta pela ONU Meio Ambiente, alerta sobre a poluição dos oceanos, atividades poluidoras e orienta para o destino correto dos lixos. O Itajaí Stopover terá ações como projeções da campanha no ‘The Globe’, orientação aos visitantes, abordagem entre barcos de lazer e turismo e apoio de outras ações. A atividade da ONU Meio Ambiente conta ainda com o Team Clean Seas, um dos sete veleiros participantes da regata, que compete na Volvo Ocean Race com objetivo de recolher os lixos marinhos encontrados pelos quatro oceanos e cinco continentes.

Na Vila da Regata em Itajaí ainda há uma série de programação em favor do meio ambiente. Serão distribuídas sementes de árvores nativas e realizadas oficinas de sustentabilidade em que as crianças poderão transformar e dar reuso a materiais. Além disso, através das visitas guiadas, mais de 7 mil estudantes participarão de estações educacionais que manterão informações sobre práticas sustentáveis como o “Planetário”, o “Turn the Tide on Plastics Team Base”, entre outros. Outro grande foco das ações sustentáveis no local será a apresentação do Veleiro ECO, primeiro do Brasil desenvolvido para expedições e pesquisas oceanográficas que estará aberto para visitação a partir de 15 de abril.

Com propósito de promover um evento sem utensílios plásticos, a Vila da Regata em Itajaí terá apenas copos reutilizáveis em que os visitantes deixarão o valor caução de R$ 5 para retirada do material. Ao final da visita à Vila da Regata, a pessoa pode ficar com o copo ou devolver o objeto e pegar o dinheiro de volta. Já os pratos dos restaurantes serão biodegradáveis para que entrem em decomposição em menos de 30 dias, número bem menor se comparado com os plásticos que trazem 200 anos de agressão ao meio ambiente. No local ainda serão instalados bebedouros com fontes de água potável para que os frequentadores possam se refrescar sem a necessidade de comprar a bebida, evitando assim a utilização de garrafas plásticas.

A Volvo Ocean Race no Brasil ainda apoiará diversas atividades de conscientização como o “Encontro de Jovens pelos Oceanos”, que será realizado na tarde de 6 de abril no auditório, a limpeza da praia do Atalaia em 15 de abril, com a participação da comunidade, e o Campeonato de Surfe realizado no mesmo dia, em que os participantes utilizarão pranchas confeccionadas com garrafas plásticas. Serão promovidas visitas monitoradas ao Parque do Atalaia, que possui mais de 19 mil metros quadrados de área de preservação e é moradia de 200 tipos de árvores e cerca de 100 animais nativos.

Seleção e destino correto

Todos os dejetos gerados na Vila da Regata ganharão um destino correto. Durante os 18 dias de evento, uma cooperativa atuará ativamente dentro da Vila da Regata para seleção do lixo produzido. Tudo que poderá ser reciclado será levado até a sede do grupo que transformará os objetos. A conscientização ambiental se manterá até mesmo após o dia 22 de abril, quando a Volvo Ocean Race se despedirá do Brasil. Todos os materiais utilizados no evento, como bandeiras e objetos de divulgação, serão doados para entidades assistenciais que farão a transformação das peças para objetos de decoração, acessórios, entre outros, para obter lucro com a venda dos utensílios.

Antes da Volvo Ocean Race

Meses antes da chegada dos barcos ao Brasil, a região passou a respirar as propostas sustentáveis do evento. Desde a segunda quinzena de março são realizadas apresentações teatrais nas escolas de Itajaí e distribuídas cartilhas para conscientização ambiental em escolas e creches e são promovidas ações de engajamento social, como o mutirão “Juntos pelo Rio” que surgiu em 2012 e já retirou mais de 75 toneladas de lixo do Rio Itajaí-açu. A edição de 2018 está agendada para o sábado (24/3).

Programação Seminário Técnico Científico:
12h30min – Credenciamento
13h30min – Abertura Oficial
14h40min – “O lixo nos mares do Brasil” com Régis Pinto Lima, Ministério do Meio Ambiente
15h10min – Campanha “Mares Limpos” com Fernanda Daltro, ONU Meio Ambiente
15h30min – Projeto “Menos1Lixo” com Fe Cortez, YouTuber e criadora do projeto de redução de lixo
16h – Coffee Break
16h20min – Case: “Paraty sem descartáveis” com Anderson Terra da Associação Com. e Ind. de Paraty
16h50min – Case “Instituto Ecosurf e Projeto Route: ações de limpeza de praia,combate a poluição e métodos de mobilização social” com João Malavolta, Instituto Ecosurf
17h20min – “Plástico, o vilão dos oceanos” com Prof. Dr. Armando da Costa Duarte, Professor da Universidade de Aveiro (Portugal)
17h50min – Estratégias do Ministério Público Federal no combate ao lixo marinho com Dr. Darlan Airton Dias, Procurador Chefe da Procuradoria da República em Santa Catarina
18h20min – Debates
19h Encerramento

Inscrições através do e-mail: [email protected] ou (47) 3348-8031.

SERVIÇO
Volvo Ocean Race Itajaí
Data: 5 a 22 de abril
Horário: De segunda-feira a sexta-feira das 12h às 24h, exceto a abertura, no dia 5 de abril que será a partir das 19h;
Fim de semana das 10h às 24h
Local: Vila da Regata – Centreventos Itajaí
Entrada gratuita

Fotos para download: http://bit.ly/2IFZjHJ

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras
Martha Kienast – [email protected] – (47) 3346-3797 e 9 9994-1265.

Volvo Ocean Race Itajaí
www.volvooceanrace.com
www.facebook.com/itajaivolvooceanrace
https://www.instagram.com/volvooceanraceitajai/

O post Mais de 20 ações pela limpeza dos oceanos serão realizadas na Volvo Ocean Race no Brasil apareceu primeiro em Oficina das Palavras – Tem Notícia.

Fonte: grupoodp.com.br

Comentários