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Especialista mostra os novos desafios para conquistar sucesso à frente de uma equipe
As empresas estão cada vez mais cientes da importância de um bom líder para o sucesso de uma organização. Mas o mercado de trabalho não para de mudar. As novas gerações, as novas tecnologias, as novas relações de trabalho fazem com que o papel do líder também se transforme. E como será esse líder do futuro? As coaches da Effecta Coaching, Janaina Manfredini e Simone Barreto, listam algumas atitudes para quem quer exercer a liderança com eficiência em qualquer tempo:
– Evolução constante
Fique atento às novidades da sua profissão, da sua empresa, da concorrência, do seu mercado. Fique atento ao que acontece no mundo e se atualize sempre. Hoje, com a internet, é possível estudar sempre. Falta de tempo e de dinheiro não podem ser mais desculpas.
– Relacionamento democrático
A verticalização do comando e do controle ficaram para trás. A função do líder agora é facilitar a relação entre os membros de uma equipe, entre a equipe e a organização. Faça perguntas e não dê respostas. Enxergue sinceramente o potencial de cada um e se coloque em posição de igualdade para discutir problemas e soluções.
– Planejamento é fundamental
Em qualquer tempo ele faz toda a diferença. É preciso ter claras e definidas as metas a curto, médio e longo prazo. Além disso, os detalhes precisam ser compartilhados com todos para aumentar o foco nos resultados. Não adianta o líder ter um planejamento muito bem feito se seus liderados não tiverem conhecimento dele, pois quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve! Não esqueça de ouvir seus liderados, saber a opinião deles sobre o que você está pensando, escutar as novas ideias, escutar as percepções sobre a empresa e sobre as metas. Fazendo isso é possível aumentar o senso de pertencimento e de comprometimento da equipe com a meta, já que ela fez parte na construção e se “co-responsabilizou” por alcançá-la.
– Manter a equipe engajada
Esse é um grande desafio e merece muita atenção ontem, hoje e sempre! O engajamento passa, principalmente, pelo liderado se sentir parte, pertencente, potencializado, por sentir sua identidade reforçada. Quando o líder trabalha e reforça na equipe a Missão, Visão, Valores e Objetivos da empresa e o quanto cada um é parte importante para que os resultados sejam alcançados, consegue aumentar o engajamento de todos nos projetos a serem desenvolvidos. Metas claras e objetivas e investimento em capacitação são algumas das atitudes que fazem com que as pessoas se sintam úteis e importantes no processo, melhorando o engajamento.
Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Camile Magalhães – jornalismo@grupoodp.com.br – (47) 3322-0545 / (47) 99994-1484
Effecta Coaching
Blumenau – SC
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Fonte: grupoodp.com.br