Compartilhe
Foram mais de 131 mil pessoas atendidas nos 12 meses e 720 mil exames realizados no mesmo período
Com 131 mil atendimentos em 2017 e mais de 720 mil exames realizados no mesmo período, o Hospital Marieta teve um crescimento nos trabalhos nos 12 meses do ano passado. Especialidades como cardiologia, ortopedia, captação de órgãos e neonatologia registraram aumento de pacientes e tratamentos ainda mais detalhados.
Todo este crescimento reforça a vocação do Hospital Marieta para a alta complexidade. Ao todo, 9.542 cirurgias foram realizadas, em diferentes especialidades. Na Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), 6,8 mil pessoas passaram pelo tratamento de quimioterapia. Outras 20,9 mil receberam tratamento médico no novo espaço que foi ampliado, reformado e entregue em julho, graças a uma parceria com o Ministério Público Estadual que garantiu R$ 800 mil para as obras com verbas de compensações ambientais.
De meticulosas cirurgias ao acompanhamento oncológico, a unidade tem como característica ainda ser porta aberta, atendendo todos os casos de urgência e emergência que chegam via Pronto Socorro. Em 2017, foram 73,5 mil pacientes. “Muitas vidas são salvas, porque há casos graves que adentram o Marieta. Graças a Deus temos uma equipe competente, apta a fazer a triagem necessária e dar os encaminhamentos para garantir o melhor atendimento”, considera a diretora geral, Irmã Mercia Lemes.
O aumento no número de atendimentos exige recursos para manutenção dos trabalhos em dia. Com a Tabela SUS defasada, cabe ao hospital (entidade privada de caráter filantrópico cujos 90% da verba vêm do Sistema Único de Saúde) firmar outras parcerias, como os governos em diferentes esferas, e solicitar ajuda da comunidade. Foi o que também iniciou-se em 2017, com a campanha “Ajudar o próximo não custa os olhos da cara”. A intenção é garantir recursos mensais com o apoio dos moradores da Amfri para cobrir custos internos do Marieta. As pessoas podem ligar para o número 47 3249-9400 para fazer parte doando qualquer quantia mensalmente que será debitada na conta de luz ou paga por boleto ou depósito bancário.
Maternidade é destaque positivo
No ano passado, 3.938 bebês vieram ao mundo com o auxílio da equipe multidisciplinar que atua na maternidade do Hospital Marieta. Foram quase 4 mil novos cidadãos catarinenses que tiveram acompanhamento de profissionais qualificados. Alguns necessitaram de auxílio extra, tendo que ser mantidos na UTI Neonatal por mais tempo que o desejado pelos pais. Mas, com o tratamento, conseguiram vencer os problemas de saúde iniciais e voltaram para suas casas prontos para encarar a vida fora dos equipamentos de sobrevivência.
Alguns números do Hospital Marieta em 2017
– Atendimento no Pronto Socorro (SUS e particular/convênio): 73.563
– Atendimento no Centro Obstétrico (SUS e particular/convênio): 16.181
– Procedimentos cirúrgicos realizados: 14.762
– Cirurgias realizadas (SUS, particular/convênio): 9.542
– Partos (SUS, particular/convênio): 3.938
– Quimioterapias: 6.859
– Consultas médicas oncológicos: 20.910
– Colaboradores (dez/2017): 1.110
– Corpo clínico (dez/2017): 352
Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Fernanda Vieira – [email protected] – + 55 (47) 3346-3797 / (47) 9 9994-1265.
Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen – Itajaí (SC)
www.hospitalmarieta.org.br
O post Hospital Marieta fecha 2017 com recorde de atendimentos e exames apareceu primeiro em Oficina das Palavras – Tem Notícia.
Fonte: grupoodp.com.br