O 9º Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, que começou no domingo (17), em Balneário Camboriú, segue até esta quarta-feira (20), com palestras, oficinas, mesas redondas, jornadas temáticas e socialização de pesquisas. Paralelamente, ocorre 4º Encontro Catarinense de Educação Ambiental. O polo central dos eventos é o campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), mas atividades paralelas ocorrem nos Centros Educacionais Municipais (CEMs), Núcleos de Educação Infantil (NEIs), Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, Praça do Pescador e Atelier Casa Linhares.

Os eventos têm apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Educação, do Meio Ambiente (Semam), de Turismo e Fundação Cultural. Nesta terça-feira (19), a Prefeitura promove oficinas de manhã e à tarde (confira abaixo). A parceria do Município fortalece o Programa Terra Limpa, desenvolvido desde 1998 na cidade. O Terra Limpa surgiu como projeto e, em 2008, virou programa por meio da Lei 2.884, que instituiu a Política Municipal de Educação Ambiental. O programa, que tem gestão compartilhada entre as secretarias do Meio Ambiente e de Educação, objetiva desenvolver ações que sensibilizem a criança, o jovem e a comunidade para a conservação e preservação do meio ambiente. As ações do programa se dão por meio de palestras, assessorias, consultorias, campanhas ambientais, entre outras atividades.

Com o tema “Uma releitura crítica das políticas da educação ambiental brasileira”, o Fórum é um espaço para discussão e promoção de um diálogo sobre a defesa dos direitos e políticas relacionadas com a educação, meio ambiente, saúde e justiça socioambiental.
Os eventos são uma realização da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), sob coordenação da Univali, com apoio também da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA-SC) e do Governo do Estado de Santa Catarina.

A programação completa pode ser conferida no link https://goo.gl/L5Bx6u.
Oficinas (inscrições encerradas)
– 19/09, das 8h às 11h30min e das 14h às 17h 30min, no CAIC Ayrton Senna da Silva: Farmácia Viva – Fitoterapia Semam, com a naturóloga Claudia Pasquale.
– 19/09, das 8h às 12h, no Parque Unipraias: A importância da observação de aves para a preservação e conservação ambiental, com o biólogo Cristiano Voitina.
– 19/09, das 14h às 17h, na Praça do Pescador (Bairro da Barra): Danças Circulares em Meio à Natureza e às Forças Indígenas, com a arte-educadora Aline Franco.
– 19/09, das 14h às 17h, no Atelier Casa Linhares: Alimentesã, com a advogada Marina de Marco
________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3363-7144
Secretaria do Meio Ambiente
(47) 3363-7145
Mestrado em Educação da Univali
(47) 3341-4712
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Ivan Rupp
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Fonte: Fundação Cultural de Balneário Camboriú

Comentários