Aprenda a fazer uma receita especial de Pirão de Cambira enquanto a festa não começa
Farinha e um caldo quente. Dessa combinação aparentemente simples aparece um prato delicioso: o Pirão. Em Barra Velha (SC), a comida é tradição deixada pelos colonizadores açorianos. “Eles trouxeram a experiência no refino da farinha e aliaram o conhecimento aos índios que já lidavam com a mandioca. Com isso, passaram a produzir uma farinha ainda mais fina que as comercializadas em outras regiões do Brasil. A cidade foi uma das maiores exportadoras de farinha nos séculos passados”, conta o historiador Cacá Fagundes.
A tradição de comer pirão é mantida até hoje. O prato é tão apreciado que ganhou até um evento: a Festa Nacional do Pirão. Teresita de Lourdes Nichetti é proprietária de uma das barracas que vende a iguaria e outros pratos tradicionais da região. “Temos orgulho de participar da festa há 16 edições. Nos surpreendemos a cada ano com a quantidade de pessoas que vem conhecer um pouco mais sobre a nossa história e a nossa gastronomia. Em 2018, mais uma vez, a expectativa é enorme e estamos preparando novidades”, conta.
A 22ª Festa Nacional do Pirão será realizada entre os dias 5 e 16 de setembro com mais de oito opções do prato. No cardápio, estão confirmados Pirão de Posta de Tainha e Anchova, Pirão de Camarão, Estopa de Peixe com Pirão, Sororoca Frita com Pirão, Moqueca com Pirão, Pirão de Carne Seca, Pirão com Carne de Panela, Pirão com Polenta e Frango. Ficou com água na boca? A equipe da festa separou uma receita especial para quem quer fazer uma receita em casa. Aprenda a fazer o pirão “Cambira”, feito com o peixe defumado. O nome vem do cipó muito abundante nas regiões próximas ao mar e que era utilizado no século passado como suporte para o pescado quando exposto ao sol.
Receita de Pirão de Cambira:
Ingredientes:
2 kg de peixe
6 tomates
4 colheres de óleo
3 colheres de extrato de tomate
3 xícaras de água
1 cebola
1 pimentão (a gosto)
Temperinhos verdes (a gosto)
Farinha branca fina
Pimenta a gosto
Suco de 1 limão
Modo de preparo:
Separe o peixe já dessalgado (para dessalgar é necessário deixar cerca de 12 horas de molho em água, trocando a água a cada duas horas, em média). Em uma panela adicione: o óleo, a cebola já picada, os tomates sem casca, o pimentão, a pimenta, o extrato de tomate, temperinhos verdes picados e água fervendo. Em seguida, adicione o peixe e tampe a panela. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. É necessário mexer a cada três minutos para evitar que os temperos colem no fundo. Em seguida, desligue o fogo e retire o peixe. Acrescente a farinha até atingir a consistência de pirão. Mexa bem para não empelotar. Ao fim, acrescente novamente o peixe e está pronto para servir.
Serviço
O quê: 22ª Festa Nacional do Pirão
Quando: de 5 a 16 de setembro
Onde: Rua Paraná, 913, Centro de Barra Velha (SC) – lado do Ginásio de Esportes
Ingressos: entrada gratuita para a maioria das atrações, com ingressos pagos somente para alguns shows nacionais
Informações: (47) 3446-1231
Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Camile Magalhães – [email protected] – (47) 3322-0545 e 99994-1484.
21ª Festa Nacional do Pirão
www.festanacionaldopirao.com.br
www.fb.com/festanacionaldopiraooficial
www.instagram.com/festadopirao
The post Festa Nacional do Pirão terá mais de oito opções do prato appeared first on Oficina das Palavras – Assessoria de Imprensa e Conteúdo.
Fonte: grupoodp.com.br