Mais de 20 embarcações de pesca artesanal participaram do tradicional Arrasto do Camarão, que iniciou às 8h da manhã do último sábado (08). A atividade deu início a 30ª Festa do Pescador, que aconteceu na Colônia dos Pescadores no Bairro da Barra e faz parte do calendário comemorativo aos 53 anos de Balneário Camboriú.

Os pescadores aproveitaram para levar seus familiares e amigos junto para a celebração das festividades. Quem também prestigiou de dentro de uma das embarcações foi o prefeito Fabrício Oliveira. O prefeito parabenizou os pescadores por manter viva essa tradição por tantos anos. “A Barra é o primeiro Bairro desta cidade, a festa é um reflexo dessa tradição e a Prefeitura, por meio da Fundação Cultural e Secretaria de Turismo não poderia deixar de dar todo apoio a este importante evento, que valoriza a pesca, e demonstra força na economia de nossa cidade”, destacou.

De acordo com o presidente da Colônia, Levi Elias Vicente, a ação é tradicional desde a primeira festa. “Não podemos perder as tradições de nossa comunidade. O arrasto, a pesca dão o sustento para a comunidade e é passado de geração em geração. Espero que isso dure mais 30 anos”, comentou Levi.

Um dos pescadores participantes o seu Maneca, já exerce a atividade há mais de 20 anos. Ele lamentou que as condições do mar não estavam das melhores. “Com a maré muito alta, os camarões saem de suas localidades tradicionais e as redes não conseguem capturar os bichos”, explicou ele. O pescador também contou quanto tempo demora um arrasto, para dar um bom resultado. “Demora entre uma e uma hora e meia para termos um baita resultado, num ambiente bom pra pesca. Conseguimos pescar pra mais de 10 quilos de camarão em um dia”, contou ele.

30ª Festa do Pescador

A Festa do Pescador aconteceu durante o último final de semana, dias 08 e 9 de julho, com apresentações culturais, musicais e sorteio de brindes. Tainha, bolinho de peixe, casquinha de siri e camarão estiveram no cardápio da festa durante o almoço e o jantar. Também teve fritas, churrasco e salgados. Às 19h30 aconteceu a escolha da “Rainha do Pescador”. O concurso contou com 12 participantes entre 13 e 17 anos, sendo moradoras do Bairro da Barra e a vencedora foi Kamilly Vitória. As concorrentes foram julgadas por oito jurados sendo autoridades e conhecedores do mundo da moda. O Baile ficou por conta da Banda Torre de Babel, especializada em em diversos ritmos.
No domingo, o evento começou às 9h, com um jogo de futebol amistoso entre os pescadores do bairro e uma equipe convidada. A música iniciou às 18h com o músico Ubiratan Matos, seguido às 19h30 com o Grupo de Música Gaúchesca, SEIFERTS – Trio Regionalista Gaúcho.











Fotos: Lilian Martins

Fonte: Fundação Cultural de Balneário Camboriú

Comentários