Compartilhe
Agir com emoção ou com razão? Tomar atitudes com o coração ou com o cérebro? Cientistas da Universidade de Columbia usaram vários parâmetros para estabelecer se uma pessoa é mais emotiva ou racional. Eles acreditam que a visão que temos sobre o nosso relacionamento com outras pessoas depende de onde localizamos nosso ‘eu’ (coração ou cérebro). Quem se considera mais independente localiza o eu no cérebro, já quem é mais família aponta o coração.
Se os cientistas confirmarem essa teoria, um novo campo de pesquisa pode ser aberto. Um deles pode ser decidir as melhores opções de carreira para alguém, dependendo de cada perfil. Para a coach especialista em carreira da Effecta Coaching, Janaina Manfredini, o ideal seria equilibrar as duas coisas. “Encontrar o equilíbrio é o principal desafio dos profissionais e ainda mais do alto executivo. Mas é possível ser mais equilibrado e assim enxergar desafios e soluções com mais tranquilidade”, diz. Veja dicas da especialista para saber como agir para equilibrar razão e coração e conquistar melhores resultados para a equipe e para a empresa:
- Autoavaliação
Perceba como você age, se é mais “cérebro” ou “coração”. Como você lida com as situações e com pessoas? Você segue, rigidamente, o que a empresa prega ou supervaloriza as amizades em detrimento de resultados? Se auto analisar é fundamental para buscar um equilíbrio e, inclusive, saber como cobrar os outros.
- Amigos, amigos, negócios à parte
É comum criar laços com os colegas de trabalho e/ou colaboradores, contudo pode ser prejudicial quando colocamos essa relação acima das demandas da empresa. Saiba como conversar, mas sempre deixe claro que no ambiente de trabalho o foco deve ser os resultados que empresa busca.
- Não se precipite
Quando precisar tomar decisões, reflita antes de agir. Justamente pelo que já falamos, do relacionamento amigável que se cria entre a equipe – e essa sinergia é importantíssima. Portanto, elenque os prós e contras, com a razão e a emoção. Procure as vantagens e as desvantagens de optar por um caminho ou pelo outro. Tente analisar e, aí sim, determinar que rumo seguir.
- Conheça a equipe
Analisar o perfil de cada colaborador, se ele é mais racional ou mais emocional, é importante para definir como agir, comunicar e cobrar resultados. E não esqueça: os dois perfis são importantes. Cabe ao gestor saber unir e equilibrar todos eles para obter o sucesso.
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Camile Magalhães – [email protected] – (47) 3322-0545 / (47) 99994-1484
Effecta Coaching
O post Especialista em carreira fala sobre como equilibrar sentimentos para conquistar mais resultados apareceu primeiro em Oficina das Palavras – Tem Notícia.
Fonte: grupoodp.com.br