Compartilhe

Foto_013-2017 (Banheiro)

Especialista aponta cinco detalhes que deixam o ambiente diferenciado

Se você está construindo ou reformando, provavelmente já tem em mente o que quer fazer em cada ambiente. O banheiro, contudo, é deixado de lado muitas vezes, por se tratar de um local onde passamos pouco tempo. O que você não sabe é que, se bem planejado, o espaço pode ser valorizado com pequenos detalhes. O arquiteto Thiago Mondini aponta alguns itens que podem fazer a diferença não apenas no visual, mas também no conforto e na usabilidade do espaço. Confira:

Apoio para shampoo, condicionador e sabonete: há diversas soluções e algumas, inclusive, colaboram para dar um toque de cor e textura diferenciadas, como os nichos feitos na própria alvenaria, quando é possível intervir na obra. Esta solução evita elementos se projetando para além da parede, deixando o box mais espaçoso e permitindo um banho mais confortável. Os revestimentos destes nichos podem ser em porcelanato, pastilhas, granito, compactos de quartzo, mármore, sendo este material o mais frágil porque pode sofrer corrosão ao entrar em contato com os produtos usados no banho. “Quando não podemos intervir na alvenaria, gosto muito da alternativa de montar caixas em vidro, fixadas na parede através de fendas “U”. Fica uma solução muito leve e bonita. Há também belas linhas de prateleiras sendo lançadas por empresas em parceria com designers renomados”, destaca Thiago.

Itens para segurança: por ser um espaço úmido e com consequente uso de água, muitos boxes ganham pisos mais rugosos para evitar escorregamentos. Apesar de não ser imprescindível, essa rugosidade pode ajudar na segurança de todos, de crianças a gestantes. Muitas vezes esse pedido vem acompanhado da solicitação de uma barra de apoio. Uma das marcas deste segmento de produtos hidrossanitários que aliam design, funcionalidade e durabilidade é a Censi. A barra de apoio da marca é normatizada e produzida em aço inox cromado, podendo ser instalada dentro do box. É algo muito útil, já que normalmente as áreas de banho não têm nenhum elemento disponível para apoio em caso de acidentes. “Outro fator muito importante a se considerar é a abertura da porta. Sempre que possível, deve-se optar por molas que abram nos dois sentidos (para dentro e para fora) ou, se possível, portas de correr, para que, em caso de algum acidente ou desmaio, o corpo da pessoa não bloqueie a abertura da porta”, orienta o arquiteto. As barras de apoio também podem ser instaladas próximas às pias e vasos sanitários, em posições e alturas estratégicas. Uma alternativa interessante é a barra de apoio articulável da Censi, que ocupa menos espaço no banheiro.

Grelhas e ralos: muitas vezes não lembramos, mas esses itens fazem toda a diferença. Se mal escolhidos, eles podem gerar problemas com odores ou entupimento. Por isso, é preciso estar atento aos formatos, tamanhos e materiais. A Censi possui modelos quadrados e redondos com opções de fecho, que auxiliam em casos de ocorrer algum problema com mau cheiro. Além disso, o aço inox de alta qualidade com que são produzidos facilitam a limpeza.

Puxadores: atualmente temos muitos modelos de puxadores para colar na porta do box, através de fita dupla-face. Isso permite que os vidros sejam pedidos sem furação e dá maior flexibilidade na solução. “São muito práticos e bonitos”, reforça Thiago.

Iluminação: é possível deixar a iluminação do banheiro mais refinada, através da iluminação dos nichos e com uma iluminação direcionada para paredes de texturas ou materiais diferentes, por exemplo. “Outra forma de diferenciar a ambientação é separar o circuito de iluminação da região do box para que acenda independentemente. Essa solução, no entanto, é mais indicada para ambientes maiores”, diz Thiago Mondini.

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Camile Magalhães – [email protected] – (47) 3322-0545 / (47) 99994-1484.

Censi Sistemas Hidrossanitários
Rua Bahia, 4253, Salto Weissbach
Blumenau (SC)

O post Dicas para um banho confortável e funcional apareceu primeiro em Oficina das Palavras – Tem Notícia.

Fonte: grupoodp.com.br

Comentários