Compartilhe

Foto_011-2017 (Molho)

É muito comum que potes de plástico fiquem manchados e danificados com o uso frequente. Elas ocorrem principalmente quando o pote é utilizado na conservação de alimentos que contém uma grande quantidade de corante artificial ou pigmentação natural, como molho de tomate, mamão ou brócolis. Se o produto é aquecido, a situação é ainda mais agravante, pois o corante penetra na superfície do produto, ocasionando as machas. Mas em situações como essa nem tudo está perdido. Cláudio Ponticelli, gerente industrial da Plasvale, uma das maiores empresas de utilidades domésticas do país, tem algumas dicas práticas e caseiras para o problema:

  • Bicabornato de sódio: faça uma mistura de água com bicabornato de sódio. Misture até virar uma pasta, aplique sobre as manchas e deixe agir por cerca de 15min. Em seguida lave com água e sabão.
  • Limão: corte o limão ao meio e passe nas extremidades do recipiente, onde as manchas estão visíveis. Lave com água e sabão na sequência.
  • Água sanitária: deixe os potes plásticos de molho por 30 minutos em um litro de água com meia xícara de água sanitária. Após agir, leve com água e sabão.
  • Lavar o quanto antes: o ideal é lavar o pote de plástico logo após seu uso, com detergente e água (preferencialmente morna). Quanto mais tempo a pigmentação fica em contato com o pote, mais difícil são de serem removidas. Evite o uso de esponjas grossas ou produtos abrasivos na limpeza do pote, pois eles desgastam a superfície do plástico.

Mas como conservar melhor os potes? A especialista indica que o ideal é evitar o aquecimento de alimentos que contenham grande quantidade de corante e pigmentação natural dentro dos potes plásticos. “A sugestão é utilizar um determinado pote de sua coleção apenas para molhos e os demais para outros tipos de alimento”, comenta.

Com o passar do tempo, a superfície do plástico vai perdendo a sua resistência inicial, devido o contato com abrasivos (esponjas) e outras substâncias. Desta forma, a remoção das manchas consequentemente fica mais difícil. O ideal é manter os produtos sempre limpos e acondicionados de forma adequada, garantindo uma vida útil maior.

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:

Samara Vieira – [email protected] – (47) 3322-0545 e 9 9994-1534

Plasvale

Av. Frei Godofredo, 2349, Gaspar (SC)

(47) 3331-6000

O post Dicas para remover manchas em potes de plástico apareceu primeiro em Oficina das Palavras – Tem Notícia.

Fonte: grupoodp.com.br

Comentários