Nos setores da construção civil e arquitetura, muito se tem falado sobre acessibilidade. Questão que ainda falta no meio urbano, residências e ambientes comerciais, dificultando o dia a dia de pessoas que possuem alguma limitação. A adequação dessas áreas procura eliminar todas as barreiras existentes no acesso, modernizar o lugar e incluir cada vez mais as pessoas no convívio social. Segunda-feira (3/12) é o Dia Nacional das Pessoas com Deficiência, data que reforça ainda mais a importância da implantação de sistemas acessíveis de locomoção, já que o uso de adaptações é frequente. Pessoas com alguma limitação temporária, crianças, idosos e gestantes, também podem necessitar de acessibilidade para garantir segurança e bem-estar. Um bom projeto de acessibilidade adequa a residência, oferece inclusão social e evita possíveis acidentes domésticos. “O principal fator que deve ser avaliado ao escolher um equipamento para acessibilidade é, além da qualidade, o peso que o produto suporta, na sua dimensão e posicionamento. Outros critérios de acessibilidade estão detalhados na Norma Brasileira ABNT NBR 9050”, informa o gerente Industrial Arilson Decarlos, da Censi Sistemas Hidrossanitários. O especialista ainda traz sete dicas para aperfeiçoar a adaptação da sua residência:
- Barra de apoio articulável: esse produto oferece articulação da barra, por isso é ideal para uso em ambientes menores. Quartos com pouco espaço ou banheiros que não possuem paredes nas laterais do vaso sanitário. Conforme as normas da ABNT, a barra de apoio deve ser feita com aço inoxidável e suportar uma força de até 150 quilos.
- Barra de apoio fixa: é importante para garantir a segurança e autonomia de deficientes, idosos ou pessoas que estão passando por alguma reabilitação que dificulte a locomoção. Deve ter proteção contra oxidação, evitando que se enfraqueça e não suporte o peso com o tempo de uso.
- Acionador para caixa acoplada: existem no mercado modelos de acionadores salientes para o vaso sanitário, que proporcionam maior facilidade para acionar a descarga. Além disso, é 90% mais leve que os acionadores convencionais. Ideal para pessoas com deficiência, idosos e crianças.
- Tapetes: para o banheiro, é ideal investir em um tapete emborrachado. Na hora do banho é normal o piso ficar liso, nesse momento o produto proporciona maior estabilidade e segurança. No resto da casa, tapetes decorativos podem ser evitados, já que na maioria das vezes são feitos com materiais escorregadios e podem ser perigosos até para quem não possui nenhuma necessidade especial.
- Portas e pisos: é indicado que as portas das residências sigam o padrão de 80 cm de largura. Além disso, o ideal é optar por maçanetas alavancadas, facilitando a abertura. Para garantir maior segurança, certifique-se também se os pisos da casa apresentam superfície regular, contínua e antiderrapante. Outra dica bacana para a porta, principalmente se houver um degrau, é diferenciar a entrada com uma faixa de piso diferente ou uma peça de granito.
- Espaço: para garantir que o portador de deficiência ou o idoso tenham mais mobilidade e independência na casa, é importante disponibilizar um espaço maior. Se você planeja construir ou reformar uma residência, já coloque no planejamento uma maneira de utilizar melhor a área total do lugar. Também é válido lembrar que pessoas que utilizam cadeira de rodas precisam de um espaço amplo para se locomover.
- Iluminação: um bom projeto de iluminação também é importante para garantir a acessibilidade da residência. Invista em lâmpadas mais fortes para clarear o ambiente e facilitar a visão das pessoas para conseguir perceber objetos no caminho. Interruptores devem ser instalados próximos a cama, entradas de cômodos e no alcance de todos os moradores.
Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Victória Girotto – jornalismo6@grupoodp.com.br – (47) 3322-0545 / (47) 99994-1534
Censi
Rua Bahia, 4385 – Salto Weissbach
Blumenau – SC
The post Confira sete dicas de acessibilidade para adequar sua casa e evitar acidentes domésticos appeared first on Oficina das Palavras – Assessoria de Imprensa e Conteúdo.
Fonte: grupoodp.com.br