X

Cinco estratégias lúdicas que tornam o contato com os livros ainda mais prazeroso

Compartilhe

Casinha da Leitura, estimular os pequenos para lerem para os mais jovens, entre outras ações são citadas pela educadora da Escola Barão como ações que inserem o hábito de ler no cotidiano das crianças

Abril é marcado pelo Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado na terça-feira (18/4). Em muitos casos é ele que insere as crianças no universo da leitura, as convida para uma viagem pelo mundo da imaginação e ajuda na aprendizagem das novas gerações. Como o livro é um importante elemento para o desenvolvimento daqueles que passam pela infância, educadores indicam estratégias lúdicas de inserção da leitura no cotidiano das crianças. “É preciso que a criança descubra que a literatura lhe traz conhecimento, criatividade e muita cultura. O universo da leitura proporciona um amplo desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Possibilita ampliação de vocabulário, de repertório cultural, de imaginação, de compreensão de sentimentos”, afirma a coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Escola Barão, Sônia Meri Roders. A educadora afirma que as estratégias podem ser aplicadas no cotidiano escolar ou até mesmo em casa. Confira algumas sugestões:

Lerem entre si: estimular as crianças mais velhas, que tenham entre oito e 11 anos a ler uma obra infantil para aqueles que ainda não são alfabetizados pode diminuir a timidez, a insegurança e até as dificuldades de contato com o público.

Casinha da Leitura: criar ambientes prazerosos para que a criança tenha acesso à leitura, escolhendo obras que sejam do seu interesse.

Dia de ler: estipular um dia para que os pequenos leitores parem tudo o que estão fazendo para dedicarem alguns minutos para a leitura de uma obra da sua escolha. Inserir o hábito na rotina transmite segurança e tranquilidade às crianças, o que torna a prática ainda mais encantadora.

Ouvir histórias e manusear livros: a educadora conta que ao ouvir um conto, a criança desenvolve a oralidade. Quando manuseia a publicação, seja com gravuras ou não, é possível observar a escrita, interpretar situações, desenvolver a criatividade, a curiosidade e o prazer pela leitura.

Publicação compartilhada: a ideia é estimular as crianças a escreverem ou desenharem histórias e entregarem aos seus colegas para que eles levem para casa e acrescentem informações que tenham interesse. A professora da Escola Barão afirma que esta atividade desenvolve a oralidade e a expressão.

Informações para a imprensa –Oficina das Palavras:
Martha Kienast – litoral1@grupoodp.com.br – (47) 3346-3797 / (47) 99994-1265.

Escola Barão do Rio Branco
Rua Nereu Ramos, 220 – Centro – Blumenau (SC)
Unidade Victor Konder – Rua Timbó, 200 – Victor Konder – Blumenau (SC)
Unidade Jardim Blumenau – Rua Nereu Ramos, 845, bairro Jardim Blumenau – Blumenau (SC).

O post Cinco estratégias lúdicas que tornam o contato com os livros ainda mais prazeroso apareceu primeiro em Oficina das Palavras – Tem Notícia.

Fonte: grupoodp.com.br

Comentários

Categorias: Novidades