Documento que proporciona identidade profissional aos artesãos, acesso a microcréditos, isenção de impostos, entre outros benefícios, a Carteira Nacional do Artesão poderá ser solicitada na Praça da Cultura nesta segunda e terça-feira (23 e 24), das 8h às 19h.
O artesão interessado em obter o documento, que é gratuito, poderá agendar um horário para encaminhar a carteira pelo telefone da Fundação Cultural, (47) 3366-5325, ou pelo e-mail [email protected], com o assunto Carteira Nacional do Artesão. Também será possível solicitar o documento na segunda e terça-feira, indo até a Praça, na Vila do Artesanato. O coordenador de Artes da Fundação Cultural, Rodrigo Rocha, habilitado para emitir as carteirinhas em Balneário Camboriú, fará o atendimento.
“A profissão de artesão foi regulamentada apenas em 2015. Mesmo sendo uma das mais antigas do mundo, a profissão tem há pouco tempo o seu devido respeito na esfera de políticas públicas. A carteira do artesão é um passo fundamental para que cada um prospere no setor, pois são vários benefícios possibilitados por meio dela”, comenta Rodrigo.
O que é preciso levar:
– Três peças prontas (de cada matéria-prima/técnica adotada) e foto com qualidade de cada peça
– Uma foto 3 x 4 colorida, recente e sem rasura
– Fotocópia do comprovante de residência
– Fotocópia da carteira de identidade e do CPF
– Fotocópia do registro da Funai (no caso de indígenas)
– O artesão terá também de produzir o artesanato in loco
Benefícios que a carteira proporciona
– identidade profissional
– acesso a microcréditos
– isenção de impostos
– participação nas feiras do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB)
____________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural
(47) 3366-5325
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Celso Peixoto
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
Fonte: Fundação Cultural de Balneário Camboriú