Essa ferramenta está te ajudando ou atrapalhando profissionalmente? Veja o que diz a especialista em carreira Janaina Manfredini
O WhatsApp está na lista dos aplicativos com maior índice de crescimento dos últimos anos. Uma pesquisa divulgada pela Folha de São Paulo em julho de 2018 destaca que o aplicativo soma 120 milhões de usuários ativos no Brasil, mais da metade da população do País. Sendo este o serviço de comunicação mais usado, ultrapassando até o tradicional e-mail, não poderia ser diferente, a ferramenta chegou também no ambiente corporativo. Se um dia ele foi proibido durante a jornada de trabalho, hoje é usado para conversas com clientes, fechamentos de negócios e até grupos de empresas. “É certo que o WhatsApp facilita e até aprimora muitas atividades, mas para que dê certo, é preciso utilizar a tecnologia a favor da produtividade . A sua empresa tem um grupo para discutir as questões de trabalho? Como ele é utilizado? Quais são as informações compartilhadas? Saiba que essas questões são fundamentais influenciadoras dos resultados”, afirma a Janaina Manfredini, coach da Effecta Coaching. Veja três dicas da especialista:
1. Faça um filtro do que é enviado: o seu grupo empresarial de WhatsApp vive lotado de mensagens? Se a resposta for sim, o que é comum, saiba que na maioria das vezes as pessoas não leem o que foi dito e as informações acabam se perdendo. Analise você mesmo, quantas mensagens já deixou passar despercebidas? O exagero de conteúdo que não interessa o grupo inteiro faz com que as pessoas percam o interesse e deixem de acompanhar o que é falado, e isso atrapalha muito a comunicação da organização, já que parte dessas mensagens poderia ser de importância para todos.
2. Use o privado: envie no privado tudo que não for para todos. As pessoas tendem a se iludir e achar que publicar o dia todo no grupo faz parecer que está trabalhando, entenda que isso não mostra nada. Além disso, temos a síndrome de querer passar a imagem de querido, muito comum nos aniversários, são 15, 20, 150 mensagens de parabéns no grupo de trabalho. Não faça isso. Desejar os parabéns é legal, deixa o ambiente de trabalho mais agradável e o relacionamento melhor, mas atulhar o grupo com as felicitações traz muitas chances de uma informação do trabalho ser deixada de lado. Use o privado.
3. Cuide com os horários: se você envia uma mensagem depois do horário de trabalho, ela precisa ser muito importante e essencial para aquele horário. Muitas pessoas vão enviando suas ideias na hora para não esquecer, isso é preguiça de anotar em um papel ou bloco de notas. Fora do horário de trabalho é o momento das pessoas de recarregar para o próximo dia, sem recarga perdemos produtividade e não queremos isso.
Para a especialista, as dicas contribuem para uma maior produtividade, que deve ser preservada pois melhora os resultados da empresa, e muito mais que isso, melhora o sentimento de realização, competência a relevância do profissional. Isso também é recarga de energia para os próximos desafios.
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Fonte: grupoodp.com.br