Com lápis, estilete, papel sulfite, suporte de madeira e tinta spray à mão, alunos da Escola Estadual Laureano Pacheco começaram a aprender técnicas de stencil na tarde desta segunda-feira (08). Eles participam da Oficina de Formação Stencil Art, do projeto “Ideia Expressa”, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC).
Derivado do grafite, o stencil é uma pintura criada com base em um molde. É uma técnica rápida e simples. A oficina nesse colégio encerra-se na quarta-feira (10). No entanto, o projeto, do professor de design Gustavo Russo, ocorrerá em mais três instituições de ensino (confira o cronograma abaixo). Em abril, a atividade foi realizada na Escola Estadual Presidente João Goulart.
Russo e seus assistentes estão ensinando os estudantes a passar um desenho para um papel, contorná-lo com estilete, colocá-lo sobre um suporte de madeira e depois, com a tinta spray, pintá-lo. Quando o papel perfurado pelo estilete é retirado do suporte, fica na madeira a tinta que passou pelas áreas vazadas do molde.
No primeiro dia, os estudantes aprendem a usar os instrumentos. No segundo, conhecem a sobreposição de matrizes e o uso de mais de uma cor. No último dia, usarão as técnicas em um muro da escola. As oficinas são gratuitas.
“O objetivo do projeto é apurar os sensos crítico e estético dos estudantes. Porque esse jovem que está aqui, a partir do que faz e erra, ele entende o erro e consegue identificar nas ruas o que está bem produzido”, comenta Russo.
Na oficina, o proponente do projeto fez também discussões sobre o que é arte, o que é lícito e o que foi bem feito, que são três aspectos independentes.
Russo estimulou ainda os alunos a criarem uma assinatura para seus trabalhos. Para isso, questionou-os sobre o que gostam de fazer. A resposta a essa pergunta poderá ser a marca pessoal, a assinatura.
Aluno do 3º ano, João Moniz, 16 anos, adotou como assinatura duas árvores e uma fita de slackline. É que ele pratica o esporte.
“É a primeira vez que eu experimento o Stencil. Estou achando bem legal. Para o desenho final no muro, pretendo fazer algo bem jovem e cultural”, comentou o rapaz.

Oficinas*
08,09 e 10 de maio – Escola Estadual Laureano Pacheco
15,16 e 17 de maio – Escola Estadual Ruizélio Cabral
22,23 e 24 de maio – Escola Estadual Francisca Gevaerd
29, 30 e 31 de maio – Escola Estadual Maria da Glória Pereira

*As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na secretaria dos colégios. As oficinas são destinadas a alunos com idade a partir dos 15 anos

____________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3366-5325
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Celso Peixoto
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Fonte: Fundação Cultural de Balneário Camboriú

Comentários