A grande novidade deste ano é a transformação do lixo em lixeira após processo industrial e uso de copos ecológicos

Com um dia a mais, no primeiro final de semana de julho (5 a 7), o Piçarraiá se consolida não apenas como uma festa gastronômica que enobrece a canjica, receita tão popular no litoral catarinense, mas também pelas ações de sustentabilidade e apoio ao meio ambiente. A grande novidade de 2019 será o “Selo Consciência Circular”, um atestado de transformação dos resíduos gerados em produtos sustentáveis que serão úteis à comunidade.

A secretária de Turismo, Susan Corrêa, comenta sobre o desejo do município em encabeçar ações em favor do futuro do meio ambiente e da sociedade. Por isso, a decisão em coletar e transformar os resíduos como papel e papelão, plástico e latas em uma massa parecida com o cimento que será transformada em 15 ecolixeiras. “Elas deverão ser utilizadas nas escolas que participam do Piçarraiá e também na praça em frente ao Paço Municipal. São peças duráveis, feitas a partir daquilo que seria jogado fora e com plaquinha identificando que foi reflexo de um evento ambientalmente responsável”, reflete Susan.

Balneário Piçarras já atua com a legislação desde o ano passado que proíbe o uso de canudos e copos de material plástico descartável em eventos públicos, órgãos públicos e estabelecimentos comerciais da cidade. Dessa forma, os líquidos serão servidos em copos ecológicos reutilizáveis, os mesmos utilizados em grandes eventos de Santa Catarina.

De material retornável com tecnologia europeia, não poluente e não cancerígeno, serão mais de três mil copos durante os dias de Piçarraiá. São peças feitas com estampa referentes à festa, cuja durabilidade é maior que 10 anos e pode receber tanto bebidas quentes como frias. O público do Piçarraiá poderá alugar os copos e devolver ao final ou, se preferir, comprar ao valor de R$ 5,00 e levar como lembrança desta edição da festa da canjica. Como cervejas e refrigerantes são vendidos em lata, facilita a escolha dos visitantes em adquirir ou não o produto retornável. O importante é não gerar lixo no evento.

Como será o processo que transformará lixo em lixeiras
– Uma equipe de quatro pessoas atuará durante os dias de Piçarraiá, fazendo a separação do lixo reciclável e orgânico;
– Toda a parte orgânica será encaminhada ao aterro sanitário que atende o município de Balneário Piçarras;
– A outra parte será enviada a CarboBrasil em Blumenau, onde passará por um processo de cinco etapas: seleção, trituração, aglutinação, prensagem e acabamento, até que vire uma massa compacta, sendo que o processo é único, sem adição de água ou cimento.
– As 15 ecolixeiras prontas são enviadas de volta a Balneário Piçarras para serem instaladas nas escolas e na frente do Paço Municipal.

O Piçarraiá

A festa que nasceu como elemento de união familiar entre as escolas da cidade, ganhou força e tem recebido visitantes em torno da gastronomia, dança e culturas comuns neste período de junho e julho pelo país. Além de programação gratuita, com shows nacionais como Althair e Alexandre e Rick e Renner, mais a produção e distribuição da maior canjica do Brasil com mais de 2 toneladas, o Piçarraiá mantém firme o propósito de ser um evento feito com e para a comunidade local.

Não à toa, toda a parte decorativa é realizada por profissionais da Secretaria de Educação. Manualmente eles cortam e colam materiais como papéis coloridos e EVA para dar uma cara ainda mais aconchegante à festa. Detalhes que chamam a atenção pelo bom gosto e criatividade. As escolas também são responsáveis pela gastronomia e bebida. Cada uma delas tem direito a uma barraca e o grupo de professores, pais e familiares dos estudantes trabalha para a venda dos produtos. Todo o lucro fica para a própria unidade escolar. Em anos anteriores, a maioria conseguiu realizar diferentes melhorias e a chegada do Piçarraiá é sempre um grande momento.

Este ano, a edição ganhará um dia a mais. A festa inicia na noite de sexta-feira (5/7), seguindo no sábado a partir do meio-dia (com distribuição da maior canjica às 13h), mais atrativos durante todo o dia e noite e a finalização no domingo (7/7) com almoço festivo ao meio-dia, bingo e bailão para encerrar o final de semana repleto de alegria.
“A proposta é promover a confraternização entre os moradores de Balneário Piçarras e região, fomentando a cultura, o turismo local e o entretenimento”, pontua a secretária de Turismo, Susan Corrêa. Toda a programação com shows nacionais, apresentações culturais, a maior canjica do Brasil e a Feira Regional de Artesanato Costa Verde & Mar ocorre no Ginásio Aurélio Solano de Macedo. A entrada é um quilo de alimento não perecível que será revertido para entidades filantrópicas municipais.

Serviço
O quê: Piçarraiá 2019
Quando: de 5 a 7 de julho
Onde: Ginásio Aurélio Solano de Macedo, no Centro
Ingressos: 1kg de alimento não perecível
Informações: Setur (47) 3347 0329 – turismo.picarras.sc.gov.br

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras
Elaíse Cidral – [email protected] – + 55 (47) 3346-3797 / (47) 9 9994-1265
Piçarraiá 2019
Local: Ginásio Aurélio Solano de Macedo, Rua 200, s/nº

The post Além da maior canjica do Brasil, Piçarraiá 2019 traz diferentes elementos para ser um evento cada vez mais sustentável appeared first on Oficina das Palavras – Assessoria de Imprensa e Conteúdo.

Fonte: grupoodp.com.br

Comentários