Servidores do Arquivo Histórico de Balneário Camboriú fizeram visitas técnicas em dois arquivos históricos da região na semana passada. A equipe do Processamento Técnico e Atendimento esteve no Centro de Documentação e Memória Histórica de Itajaí e no arquivo da Universidade Regional de Blumenau (Furb).

O objetivo da visita foi verificar a estrutura funcional e as rotinas de trabalho. A experiência adquirida nos encontros servirão para aprimorar e modernizar o arquivo de Balneário Camboriú. Os funcionários conheceram o tratamento dado aos acervos, como o ordenamento do fluxo documental, sistemas de guarda, fichamento, tabelas de temporalidade, acondicionamento, conservação preventiva, disponibilização para pesquisa e digitalização.

“Esses encontros sempre são muito ricos, pois os funcionários se reconhecem nas funções, compartilham dúvidas e soluções”, diz a diretora de Artes da Fundação Cultural, Lilian Martins. Com a volta de Balneário Camboriú à Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), a intenção é que convênios de cooperação técnica sejam firmados para a gestão documental adequada.

O Arquivo Histórico de Balneário Camboriú é responsável pela gestão, guarda, preservação e divulgação do patrimônio histórico e documental do município. Vinculado à Fundação Cultural, o arquivo tem um acervo composto por documentos, fotografias, jornais, mapas, plantas arquitetônicas, biblioteca de apoio, documentários, entre outros registros que preservam a memória e a identidade do município.

____________________

Informações Adicionais:

Fundação Cultural

(47) 3366-5325

Diretoria de Comunicação

Jornalista: Silvana de Castro

Foto: Divulgação

(47) 3267-7022

www.balneariocamboriu.sc.gov.br

facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu

instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu

Fonte: Fundação Cultural de Balneário Camboriú

Comentários