A Galeria Municipal de Arte de Balneário Camboriú terá uma noite de arte e literatura nesta quinta (15). Às 19h30min, será aberta a exposição “Humano Imaginário”. Paralelamente, a poeta Teca Mascarenhas lançará o livro de poesia “Meu Singular é Plural”. A entrada é gratuita. No evento, haverá ainda interferência musical de Phill Bitencourt e apresentação de Kestrel e Fabricio Ulguim.
“Humano Imaginário” é uma exposição coletiva de esculturas e pinturas do grupo Formas e Afins, criado há oito anos e integrado por cinco artistas moradores do município. Poderão ser apreciadas obras criadas por Elis Teixeira, Erni Seibel, Kestrel, Joe e Paloma. As esculturas e pinturas retratam figuras humanas, com a interpretação de cada um dos artistas.
A exposição, que tem 29 obras, pretende mostrar aspectos das simbologias presentes nas impressões singulares dos artistas. Os trabalhos foram elaborados em diferentes técnicas, mesclam elementos da natureza, reais ou fictícios, e enfocam a relação simbiótica do homem com o meio natural em que atua.
“Humano Imaginário” pode ser visitada de segunda a sexta, das 13h às 19h, até 16 de janeiro.
Agende-se
O que: Exposição “Humano Imaginário” e lançamento do livro “Meu Singular é Plural”
Quando: quinta (15), às 19h30min
Onde: Galeria Municipal de Arte de Balneário Camboriú
Quanto: Entrada gratuita
Informações: (47) 98432-9728, com Elis, e (47) 99983-6344, com Teca
Saiba mais sobre os artistas da exposição
Joe (João Luiz de Souza)
Natural de Blumenau, Joe é formado em Processamento de Dados pela Universidade de Blumenau (FURB). Ele frequentou cursos de Esculturas, Cerâmica Figurativa Folclórica Catarinense, Mosaico em Cerâmica e Madeira, Pintura em Madeira, entre outros.
Erni Seibel
Já expôs seus trabalhos na Faculdade Estácio de Sá (São José), no Centro Integrado de Cultura (Florianópolis), no Único Café e Bistrô, na Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis) e na Biblioteca Pública Machado de Assis (Balneário Camboriú).
Kestrel (Dennis Werner)
Nascido nos Estados Unidos, Kestrel é PhD em antropologia. Frequentou cursos de arte de Fusão de Vidro, Cerâmica Figurativa, Escultura, Desenho, entre outros. Participou da exposição Criadores e Criaturas. Tem textos sobre arte publicados nos livros “Arte e Divertimento” e “Arte no Século XXI”.
Elis Teixeira
Escultora, simboliza por meio de suas modelagens o ser feminino em suas múltiplas facetas. Pedagoga e arte educadora, especializou-se em cursos de Cerâmica Avançada, Desenho e Modelagens. Participou de exposições como Criadores e Criaturas, Contando Histórias, Inauguralis, entre outras.
Paloma (Rosa Elvira Lizana Hernández)
Graduada em Pedagogia, no curso de Profesora em Artes Plásticas e Dibujo Industrial pela Universidad Técnica del Estado de Chile, Paloma tem especialização em Criação Publicitária pela FURB. A artista participou de exposições como Elemento Terra, Semana do Índio, Sob o Olhar do Artista, entre outras.
Saiba mais sobre a autora do livro “Meu Singular é Plural”
Teca Mascarenhas (Maria Tereza Fiuza Lima Mascarenhas Passos)
Poeta nascida em Rio do Sul (SC), Teca Mascarenhas mora em Balneário Camboriú. Graduada em Filosofia, com especialização e mestrado na área, seguiu carreira acadêmica como professora universitária.
Atualmente, dedica-se a escrever e a dirigir o Bureau d’ Art, no qual atua como marchand e curadora artística.
Membro fundadora da Academia de Letras do Brasil/SC/Itajaí, estreou na poesia com o livro “Tempo de Migração”, em 2014. “Meu Singular é Plural” é a segunda obra da poeta, também publicado pela Bernúncia Editora, de Florianópolis.
Os versos de Teca rimam poesia e filosofia e traduzem a vida dela.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Cultural
Texto: Silvana de Castro (jornalista)
Foto: Divulgação FCBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3366-5325
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
Fonte: Fundação Cultural de Balneário Camboriú