Compartilhe conheca itajai (1) conheca itajai (2) conheca itajai (3) conheca itajai (4) conheca itajai (5) conheca itajai (6) conheca itajai (7) conheca itajai (8) conheca itajai (9) conheca itajai (10) conheca itajai (11)

Percurso de no máximo meia hora até o ponto mais distante leva o visitante a conhecer melhor e se encantar por Itajaí (SC)

O Brasil receberá daqui a cerca de 20 dias a etapa da Volvo Ocean Race. A Fórmula 1 dos Mares se instalará em Itajaí (SC) no período de 5 a 22 de abril, onde está sendo montada a Vila da Regata. Além de ver de perto a movimentação dos atletas, conhecer a bravura de personagens como Martine Grael – a única brasileira na competição -, se deliciar com a gastronomia típica e acompanhar mais de 80 atrações musicais e artísticas (totalmente de graça), os visitantes terão a oportunidade de circular pela cidade portuária e se encantar com as belezas e atrativos turísticos. Da Vila da Regata, a pé, é possível visitar diferentes lugares, com distâncias que não ultrapassam meia hora. Coloque um tênis confortável, protetor solar no rosto e bom passeio.

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento – 15min

Um dos marcos arquitetônicos de Itajaí, a Igreja Matriz foi inaugurada em 15 de novembro de 1955. Construída em estilo neo-gótico e românico, é decorada com motivos bíblicos, obra dos artistas italianos Emílio Sessa e Aldo Locatelli.

Casa da Cultura e Museu Histórico – 15min

Do lado da Igreja Matriz estão o Museu Histórico e a Casa da Cultura Dide Brandão. O primeiro foi instalado no Palácio Marcos Konder em 1982. Desde então, está aberto à visitação pública com um acervo de mais de duas mil peças. Construído em 1925, o prédio já abrigou a Administração Municipal e a Câmara de Vereadores.

Vizinha ao museu está a Casa da Cultura Dide Brandão. Inaugurada em 1913, tem arquitetura eclética. Já foi sede um colégio, mas passou a abrigar as expressões artísticas e culturais em 1982. Oferece cursos para a comunidade e tem duas galerias de arte, sala de leitura e de áudio e vídeo, além de um teatro de bolso.

Avenida Beira-Rio – 6min

Um calçadão moderno, estrutura bem organizada que conecta atividades esportivas, lazer, gastronomia e uma paisagem incrível da Baía Afonso Wippel, a Avenida Beira-Rio cada vez mais apresenta ao visitante a energia de Itajaí com a atividade náutica. Caminhar, correr, andar de bicicleta, ou simplesmente sentar e observar o movimento é uma ótima alternativa. Se encante também com a variedade de restaurantes e seus cardápios de diferentes nacionalidades.

Mercado Público – 4min

A antiga obra de 1916 passou a abrigar as tradições populares de Itajaí. Lojas de artesanato, restaurantes e espaço para manifestações artísticas agora fazem parte do dia a dia do lugar. Ao lado está o Mercado do Peixe, com a venda do pescado fresco direto ao consumidor pelos pescadores. Ainda é possível encontrar produtos naturais, lojas de ervas e restaurantes.

Molhes – 25min

Ver o entre e sai dos navios em direção ao Porto de Itajaí é apenas um dos motivos para visitar os molhes. A construção de pedras que adentra o mar contribui para que a foz do Rio Itajaí-Açu se mantenha com capacidade suficiente para o tráfego das grandes embarcações. Nos arredores, o Farol e a Praia da Atalaia figuram entre os principais pontos turísticos da cidade.

Morro da Cruz – 15min

No alto do Morro da Cruz encontra-se um dos mais belos cenários da região: o encontro do Rio Itajaí-Açu com o mar, bem como a entrada de navios cargueiros e cruzeiros turísticos, além de uma vista panorâmica da cidade. No local existe um amplo estacionamento e uma construção em forma de castelo com restaurante para atendimento de eventos diversos. É possível chegar a pé na entrada do morro, porém a subida é longa e o ideal é utilizar outro meio de transporte como táxi ou uber.

Parque da Atalaia – 17min

O Parque Natural Municipal da Atalaia é uma Unidade de Conservação criada em 2007. São 19,5 hectares de mata protegida destinados à preservação da biodiversidade, pesquisa, turismo ecológico, lazer e educação ambiental. Tem caráter de trilha, por isso é ideal utilizar roupas leves e levar água. Do mirante dá para se ter uma vista diferenciada de Itajaí e Navegantes.

Igreja Imaculada Conceição e Centro Histórico – 8min

Construída em estilo eclético no ano de 1824, foi a primeira capela da cidade. Com belos exemplos de arte sacra, é decorada com painéis e pinturas do artista itajaiense Dide Brandão. Está fechada para restauração, mas nos arredores ficam o Marco Histórico, onde a cidade começou, e todo o centro histórico e suas construções de séculos passados. A exemplo da Casa Malburg, construída em estilo eclético entre 1912 e 1915, anos depois sofreu um incêndio, em 1982, mas foi totalmente restaurada e reformada. Atualmente abriga a Receita Federal.

Porto – 11min

Caminhando pela Avenida Prefeito Paulo Bauer é possível passar pelo Ferry Boat e chegar até o trapiche de frente para o cais onde atracam os navios cargueiros. Dali é possível fazer fotos e se impressionar com o tamanho das embarcações, uma das principais economias de Itajaí.

Itajaí Shopping – 15min

Com mix de produtos e serviços diversificados, o Itajaí Shopping tem um ambiente moderno e aconchegante. São mais de 120 operações de diversos segmentos, além de um Terraço Panorâmico com salas de cinema e restaurantes.

Fotos para download: goo.gl/FepDib

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras
Martha Kienast – [email protected] – (47) 3346-3797 e 9 9994-1265.

Volvo Ocean Race Itajaí
www.volvooceanrace.com
www.facebook.com/itajaivolvooceanrace

O post Roteiro a pé pela cidade da Volvo Ocean Race no Brasil apareceu primeiro em Oficina das Palavras – Tem Notícia.

Fonte: grupoodp.com.br

Comentários